segunda-feira, 23 de julho de 2012

A obra I

Vou dividir a obra em duas partes porque o banheiro, a parte inicial de tudo, não foi finalizado ainda. Mais algumas semanas e chegamos lá.

Então, como eu havia prometido, a obra!
Nós compramos essa casa já pronta em 2007, antes de nos casarmos. E os planos para ampliá-la sempre estiveram presentes. Faltava ânimo, grana, ideias. Então, aproveitamos um bom momento e resolvemos reorganizar a casa. Isso mesmo, fazer um banheiro no nosso quarto, colocar piso no lado de fora, fazer novos armários e só. A casa estaria nova, meio que ampliada e estaríamos satisfeitos.
Só que obra chama obra. E o andamento dela nos fez perceber que ia sobrar uma graninha e que dava pra ir um tico mais longe.
O Andrei sonhava em ter um lugar pra receber as pessoas, já que a nossa casa não tem sala de jantar e sempre que recebíamos a família e os amigos, usávamos a cozinha. Planos feitos: aumentaríamos a obra com mais um telhadão, onde ficaria a churrasqueira de alvenaria que já tínhamos.
Havia, porém, o problema da chuva na área de serviço que seria facilmente resolvido se o telhado se prolongasse pra perto da porta da cozinha. Como já estávamos utilizando da ajuda da Luciane Maia, decoradora, amiga e nossa madrinha, ela acabou dando uns toques pra melhorar ainda mais essa área. Colocamos os tijolos de vidro que trazem um pouco mais de luminosidade e estilo. A área de serviço ficou delimitada com o fechamento da parede que dava pra área de lazer e, apesar de continuar próxima da cozinha, está mais organizada, perdeu o varal de teto e ganhou mais beleza. Sobre os varais de uma casa:eu D-E-T-E-S-T-O varais, mas eles sã essenciais. Aqui tínhamos o de teto da área de serviço, um de pé, e um grande que ficava na parte de grama. Fiquei agora, após a reforma, com dois de pé e aquele sobre a grama que eu só monto nos dias em que a minha ajudante vem e lava roupa de cama e toalhas, ou seja uma vez na semana. Nos outros dias, tiro a cordinha, e o varal desaparece. Lógico que tenho que me organizar, não dá pra pensar em lavar 10 kgs de roupa porque não tem onde colocar. Outra tática é a de lavar roupa só durante a semana. Aqui é na terça, quarta e quinta. As chances são bem menores de que alguém venha a minha casa e veja roupa pendurada.
Resolvido os telhados, veio a questão de ter ou não uma pia nesse local. Acabamos optando por uma pia e um balcão de apoio em granito Icaraí, o mesmo da pia da cozinha. A água daí vem da mesma caixa que alimenta o novo banheiro. A cor também foi escolhida com a ajuda da Luciane (quem quiser o tel dela é só pedir nos comentários! Ela atende em todo o Vale!). São duas. Na parte de fora da casa fomos de Cortiça e nas áreas de serviço e lazer, usamos a Lascas de Macadâmia, ambas da Suvinil.
Por fim, o forno!
Não almoçamos em casa. Não temos tempo de fazer almoço durante a semana. Mas gostamos de cozinhar, e até que nos saímos bem na tarefa. O Andrei queria um fogão à lenha. Eu não! Abomino a ideia de limpar fuligem de panelas e decidimos pelo forno de pizza. Prático, simples, mais barato e mais útil que o fogão à lenha. Já usamos algumas vezes e é um barato! Pizza gostosa feita pela gente. Já até nos aventuramos numa massa caseira com receita da Ana Elisa, que ficou ótima, mas dá um tico mais de trabalho.
Semana retrasada, o nosso jardineiro fechou com chave de ouro esse espaço com o jardim do fundo e essa planta aí no vaso. Escolhi os podocarpus e a moréia branca, que até já floriu!
Visão geral do espaço

A churrasqueira e o forno!

A pia. Repararam nas portinhas de alumínio? Solução barata pra quem quer um armário novo! Sem contar que combinaram direitinho com as chaminés!


O jardim!!

A novíssima area de serviço


Obra é uma alegria pelo começo e pelo término, isso lhes digo! Porém, ganhar esse espaço, poder ter um lugar especial pra estarmos com nossa família e os amigos é algo sem preço! Sem contar que tomar um café da manhã lá fora, com sol batendo na gente, também é muito bom!

E obra precisa de gente que entende ajudando! Tira um peso das costas da gente. Além disso por mais bom gosto que se tenha, uma terceira opinião de fora da confusão, das dores de cabeça com pedreiros, e dos gastos é sempre legal!
Longe de ser um post de amostragem, queria é compartilhar com vocês esses últimos meses, em que estive mais fora do que aqui. Valeu a pena, não?!


5 comentários:

Gabrielle Bento disse...

Nuu! Ficou td lindo.. não vejo a hora de ver de pertinho....agora td pronto!!! FINALMENTE!!

Anônimo disse...

Nossa Manú, ficou tão lindo, tão aconchegante....Amei. Vcs merecem. bjo
Carol prima

Anônimo disse...

UAU!!!!!!!!! FICOU LINDO!!!!
laura

karla disse...

Amiga ficou lindo,e olha que de obras eu entendo um pouquinho,combina perfeitamente com você: bem feito,pensado e programado com carinho e dedicação!!!
Deus os abençõe sempre,em todo lugar!!!

Anônimo disse...

Manu e Andrei,
Ficou tudo lindooooooo.
Parabéns, vocês merecem .
Bjs
Anunciata